Novidades
Você está aqui: Capa » Virtualização » Instalando o Extension Pack no VirtualBox 5 (Adicionais de Convidado)
Instalando o Extension Pack no VirtualBox 5 (Adicionais de Convidado)

Instalando o Extension Pack no VirtualBox 5 (Adicionais de Convidado)

Virtual Box 5 - Extension Pack

Virtual Box 5 – Instalando o Extension Pack (Adicionais de Convidado)

VirtualBox 5 – Instalando o Extension Pack (Adicionais de Convidado)

Depois de ter instalado o VirtualBox 5 no Windows 7 é hora de instalar o Extension Pack, mais conhecido como Adicional de Convidado. No nosso primeiro tutorial sobre a instalação do VirtualBox foi explicado sobre esse pacote e também demonstrado procedimento para realização do download do mesmo, sendo assim vamos seguir deste ponto com esse tutorial que é muito simples e visa demonstrar apenas a instalação do pacote.

Caso esteja com o VirtualBox aberto é hora de fecha-lo para darmos sequência ao processo… pronto, agora basta procurar o arquivo de instalação do Extension Pack que já foi baixado para o computador.

OBS: Vale salientar que antes de prosseguir com esse tutorial é necessário executar o primeiro tutorial sobre a instalação do VirtualBox 5. Caso ainda não o tenha visto clique aqui para fazê-lo e depois de continuidade na execução deste.

Ao encontrar o arquivo de instalação do Extension Pack, clique com o botão direito do mouse e vá até a opção “Propriedades”, será aberto a caixa de dialogo referente as propriedades do arquivo, clique em desbloquear e em seguida em “OK”. A janela será fechada. Veja a figura 1 abaixo:

Desbloqueando o arquivo de instalação do Extension Pack.

Figura 01 – Desbloqueando o arquivo de instalação do Extension Pack.

Pronto agora basta dar um duplo clique no arquivo de instalação para que o processo seja iniciado. Veja figura 2 abaixo:

Inicializando o processo de instalação do Extension Pack.

Figura 02 – Inicializando o processo de instalação do Extension Pack.

Conforme pode ser visto na figura 02 acima, o VirtualBox é aberto para instalação do Extension Pack com uma pergunta a fim de confirmar a instalação do mesmo. Como o arquivo foi baixado no site do desenvolvedor e sabemos que o mesmo é confiável, é seguro proceder com a instalação, então sugiro que leia a mensagem apenas para que você compreenda o que está sendo feito. Também é possível e extremamente importante conferir a versão do pacote de instalação para confirmar que se trata da mesma versão do VirtualBox instalado em sua máquina. Como o download de ambos foi realizado em conjunto não corremos o risco de ter arquivos de diferentes versões. Sendo assim basta clicar em “Instalar” para prosseguir.

Chegaremos a próxima tela, conforme visto na figura 03 abaixo:

Licença de uso do Extension Pack - VirtualBox.

Figura 03 – Licença de uso do Extension Pack – VirtualBox.

É possível visualizar na figura acima que os botões para prosseguir com a instalação estão inativos, não sendo possível executar a instalação. Neste momento é necessário rolar a barra de rolagem vertical (Destacada na imagem), de cima para baixo. Depois de realizado essa rolagem, será possível observar que os botões serão habilitados. Veja a figura 04 abaixo, já com a barra rolada abaixo e os botões habilitados.

Botão habilitado para prosseguir com a instalação do Extension Pack.

Figura 04 – Botão habilitado para prosseguir com a instalação do Extension Pack.

Depois do procedimento realizado, basta clicar no botão “Eu concordo (A)” para prosseguir com a instalação, conforme demonstra a figura 04 acima.

Será exibida uma mensagem de segurança pedindo confirmação para prosseguir com a instalação. Clique em sim e aguarde o processo ser concluído.

Ao final da instalação que é breve, será exibida uma mensagem de confirmação conforme a figura 05 abaixo:

Fim do processo de instalação do Extension Pack.

Figura 05 – Fim do processo de instalação do Extension Pack.

Clique no botão “OK” conforme destaca a figura 05 acima e está concluída a instalação do Extension Pack no VirtualBox 5.0.4.

Antes de finalizarmos fica uma dica: Caso queira verificar a versão instalada do VirtualBox no seu computador, clique no botão Ajuda (H) e vá até a opção “Sobre o VirtualBox…”. Veja figura 06 abaixo:

Verificando a versão instalada do VirtualBox.

Figura 06 – Verificando a versão instalada do VirtualBox.

Será aberta um tela com informações da versão instalada do VirtualBox em sem computador. Veja figura 07 abaixo:

Tela com informação da versão instalada do VirtualBox.

Figura 07 – Tela com informação da versão instalada do VirtualBox.

Basta clicar em qualquer parte da janela aberta para que a mesma seja fechada.

Pronto missão cumprida este é mais um tutorial sobre o VirtualBox, alias o segundo de muitos, que teremos. Com certeza se você cumpriu este tutorial, também cumpriu o primeiro. Não deixe de acompanhar nosso trabalhar e visualizar os novos tutoriais. Caso tenha alguma dúvida, crítica, sugestão ou elogio, já sabe comente, sua opinião é muito importante pra nós.

Também aproveite para compartilhar no Facebook nossos tutoriais.

Sobre Cristiano Freitas

Tecnólogo em Redes de Computadores por formação, professor de cursos técnicos tendo atuado por 5 anos em uma instituição de ensino em Uberlândia, além de prestar serviços de manutenção e montagem em microcomputadores, instalação física e lógica de redes cabeadas e wireless em sua empresa CVM Soluções em Informática. Iniciando agora a prestação de serviço voltado a prover soluções web. Entusiasta da informática e disposto a compartilhar conhecimento relacionado a tecnologia através dos mecanismos dispostos na Internet.

2 comentários

  1. Dicas claras e concisas. Muito útil. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*